Olá, pessoal.
A partir de agora, o Escape Hotel tem uma nova conta no Instagram. A conta é @escapehotelbr e vamos cuidar dela com muito carinho como fizemos com a nossa conta anterior.
Mas por que tivemos que mudar?
Bem, a escolha não foi nossa.
É que ao meio-dia de 26 de julho de 2023, um hacker turco que não tinha nada melhor pra fazer da vida resolveu invadir a nossa conta.
E foi um baque, sabe? Ficamos sem chão, afinal além determos perdido todo um conteúdo criado com muito carinho pra interagir diariamente com os nossos fãs, nos sentimos saqueados de parte da nossa história.
Mesmo assim, nós agimos rapidinho e entramos imediatamente em contato com o Meta, que é a empresa responsável pelo Instagram. Eles garantiram que a conta seria recuperada em três dias.
Ok, acreditamos e iniciamos a contagem regressiva.
Mas no dia seguinte, 27 de julho, o discurso do Meta mudou e nos disseram que o processo seria mais demorado devido à complexidade do ataque hacker.
Ok, foi ruim saber disso, mas ainda estávamos confiantes na resolução.
Porém, no dia 28, certo de que não iria receber qualquer tipo de punição tão cedo, o cibercriminoso atacou novamente e o alterou o username da nossa página.
Isso foi como um soco no estômago!
Nomes representam a identidade de uma pessoa, de uma empresa, de conceitos e ideias, de um projeto. O usuário @escapehotelbrasil existia há sete anos. Ele representava a nossa identidade, a nossa cara, o que somos.
Ao alterar o nosso username, o cibercriminoso violou o nosso direito de existir no Instagram com o nome que escolhemos. E violou também o direito de privacidade de todas as pessoas que nos seguiam há anos, já que elas não estavam mais seguindo o @escapehotelbrasil, mas sim uma conta fake.
Ainda bem que os nossos seguidores perceberam e deixaram de nos seguir a tempo. Nós estávamos muito preocupados porque o sequestro do contato Escape Hotel no Insta poderia abrir as portas para um ataque ainda mais prejudicial e comprometer tanto a privacidade dos nossos dados quanto as dos nossos seguidores.
Estávamos muito aflitos.
Mas o tempo foi passando, dia após dia, hora após hora. Um, dois, três, quatro dias. Uma semana. E nada do Meta!
Na verdade, a lerdeza do Meta em resolver o caso – e a consequente impunidade que se segue aos crimes virtuais nas mídias sociais gerenciadas pela empresa do velho Zuca (Mark Zuckerberg, pra quem não conhece o apelido do CEO do Meta) – é frustrante.
Porque numa hora de tanto aperto, a gente se vê sem saída, como se não tivesse ninguém a recorrer. A sensação é de ficar refém tanto do hacker como do Meta. Por isso, decidimos não esperar mais e abrimos uma nova conta: @escapehotelbr
Siga a gente e conte pros amigos pra ninguém ficar por fora das nossas novidades sobre as salas de escape mais bacanas, imersivas e interativas do Brasil.
E vamos em frente!
Um abraço da equipe Escape Hotel.