O Escape Hotel oferece dinâmicas empresariais e experiências de gamificação divertidas, interativas e super imersivas que podem ser aplicadas de forma presencial, online, híbrida ou in-company para desenvolver e aperfeiçoar a comunicação, a união e a eficiência dos times corporativos
Um estudo realizado pela empresa de tecnologia para Recursos Humanos Gupy, em parceria com a Ideafix, da área de pesquisas, mostrou que quatro em cada dez empresas usam técnicas ou estratégias de gamificação para treinar funcionários. Os dados apontaram também que duas entre cada dez empresas estavam em fase de implantação do modelo. Ou seja: 40% das empresas pesquisadas já utilizavam a gamificação como importante ferramenta para treinamentos, desenvolvimento e engajamento de equipes e outros 20% das companhias estavam investindo nesse tipo de experiência para funcionários de vários departamentos e áreas.
O levantamento, que ouviu cerca de mil empresas de diferentes portes e segmentos entre agosto e setembro de 2022 e, à época, foi obtido com exclusividade pelo jornal Valor Econômico (https://valor.globo.com/carreira/noticia/2022/11/15/quatro-em-cada-dez-empresas-usam-gamificacao-para-treinar-funcionarios.ghtml), corroborou outro dado incontestável: os jogos de escape caíram no gosto do empresariado brasileiro para treinar, integrar e motivar funcionários.
Desafios de gente grande: jogos de escape no mundo VUCA
Você deve se lembrar que, no último post de 2023, nós falamos aqui no blog sobre o empresário japonês e criador de animes Takao Kato. Em 2007, ele estava no transporte público e reparou que uma moça sentada ao seu lado estava se divertindo com um jogo de escape room no celular. Intrigado, ele teve a ideia de levar esse tipo de jogo para o mundo real – e assim nasciam os jogos de escape (a história completa está no post Escape em 60 Minutos).
Claro, muita coisa mudou no mundo desde o insight de Kato no trem. Em pouco mais de 17 anos, novas tecnologias surgiram, novas realidades e modelos econômicos emergiram – e a eclosão de uma pandemia que durou quase três anos trouxe medo, incerteza, desafios e mudanças profundas para pessoas e empresas. Não à toa, um termo que ganhou força e está cada vez mais sendo utilizado no mercado corporativo é VUCA, que nada mais é que um acrônimo formado pela união das letras iniciais das palavras em inglês Volatility (Volatilidade), Uncertainty (Incerteza), Complexity (Complexidade) e Ambiguity (Ambiguidade) – que, por sua vez, são conceitos usados para descrever o mundo de mudanças rápidas no qual vivemos atualmente.
Mas o que isso tem a ver com jogos de escape?
Ora, tudo!
Viver em um Mundo VUCA não é possível sem quebrar paradigmas, sem rever valores, estratégias e conceitos, sem praticar a comunicação, a empatia, a escuta ativa, a colaboração em grupo e o respeito ao outro, sem incorporar a flexibilidade aos desafios e às tomadas de decisão e sem buscar formas inovadoras e criativas de crescimento individual e coletivo, tanto no campo social quanto laboral.
Nesse sentido, os jogos de escape são como um micro universo do Mundo VUCA, no qual os jogadores entram em uma sala e precisam usar raciocínio lógico (pensamento ‘fora da caixa’ pode ser bem mais lógico do que você imagina), inteligência, intuição e trabalho de equipe para lidar com a volatilidade, a incerteza, a complexidade, a ambiguidade e o fator surpresa do enredo, das pistas, dos desafios propostos e da missão.
O pulo do gato é que no jogo de escape tudo é divertido, emocionante e rico.
E no Escape Hotel é mais ainda!
Sim, porque os jogos corporativos do Escape Hotel têm uma característica exclusiva: são os únicos do Brasil aplicados presencialmente em unidades integralmente cenografadas como um hotel de verdade, no qual a aventura e o encantamento da imersão em uma nova realidade começa já desde a entrada dos jogadores ao local. Outra particularidade é que alguns jogos contam com a participação de personagens ao vivo que impulsionam a dinâmica, tanto para onboarding e treinamentos como para desenvolvimento e engajamento de equipes, team building e outras práticas de RH.
Além dos jogos presenciais nas unidades Moema e Pinheiros, na capital paulista, o Escape Hotel oferece escape games nos formatos online, híbrido e in-company. Todas as modalidades podem ser customizadas de acordo com as necessidades da empresa, fazendo com que os colaboradores lidem com desafios e situações em um cenário que reúna inúmeras variáveis que os estimulem a se posicionar, tomar decisões, realizar mudanças de estratégias e procurar saídas para cada situação apresentada. Nossos jogos corporativos são também monitorados e os participantes podem ser acompanhados por profissionais do RH da empresa – o que eleva ainda mais o nível da experiência.
Em pouco mais de cinco anos, o Escape Hotel realizou mais de três mil eventos corporativos. São mais de dez mil jogos para treinamentos empresariais, team building e confraternizações só em nossas unidades, onde oferecemos também serviço de A&B e sala para reuniões e palestras.
Já no modelo in-company, tanto para jogos pré-estabelecidos consagrados, como De Volta para o Futuro ou Sherlock Holmes: Missão Secreta, como para escape games com roteiro totalmente personalizado, o número de dinâmicas cresceu 300% em 2023, na comparação com o ano anterior.
iFood, Leroy Merlin, Microsoft, Google, Galápagos Capital e Mercado Livre estão entre os milhares de clientes já atendidos pelo Escape Hotel e que navegam com solidez no Mundo VUCA (o novo normal) a bordo dos jogos corporativos mais emocionantes e imersivos do país (os nossos, é claro!).
E a sua empresa, está esperando o quê?
Para saber mais sobre nossos pacotes de jogos de escape para dinâmicas de RH e para eventos customizados corporativos, acesse o site ou fale diretamente com a gente via fone/whatsapp 11. 3637-0007.
Um abraço!
Equipe Escape Hotel.